Como o Steel Frame funciona?

O método construtivo conhecido como Steel Frame foge dos padrões da alvenaria convencional e usa apenas aço como base.

Perfis leves de aço galvanizado chegam ao canteiro de obras nas dimensões corretas para formar a estrutura da casa. Para o fechamento das paredes internas, são usadas placas de gesso acartonado (drywall) e, para o fechamento externo, placas cimentícias ou placas de OSB (painel estrutural de tiras de madeira). Entre elas, é colocada lã de vidro ou rocha, para isolamento térmico e acústico, além de uma película antiumidade. A descrição resume o método construtivo conhecido como steel frame, ou light steel framing, muito utilizado em países como Canadá, Japão, Inglaterra e Estados Unidos, mas que vem ganhando força nas construções brasileiras.

Como não há alvenaria, as tubulações são embutidas na estrutura, não sendo preciso quebrar paredes para realizar instalações. O conduíte e a tubulação do sistema hidráulico são flexíveis e passam pelos perfis de aço e placas serradas, facilitando a execução e a manutenção. Porém, é preciso ficar atento ao pendurar espelhos, quadros e móveis nas paredes de drywall e sempre há especificações e instruções próprias para isso, pois é necessário utilizar buchas e parafusos apropriados. Além do material adequado, deve-se avaliar, ainda, o peso do objeto a ser pendurado.

O método apresenta vantagens em relação à alvenaria. Por ser industrializada, a construção torna-se muito mais rápida e tecnicamente superior, o canteiro de obras é limpo e organizado, há geração de pouquíssimo entulho e a mão-de-obra é racionalizada. Além disso, a manutenção do imóvel é mais simples e rápida. Para reparos ou reformas, é preciso apenas abrir uma fenda no local a ser modificado. Após a manutenção, a fenda pode ser fechada por qualquer gesseiro, e tudo pode ser resolvido somente em um dia. Além disso, como a estrutura de aço é mais leve, o peso sobre a fundação é menor, e os gastos podem ser reduzidos em 30%, nesta etapa.

 

 

COMMENTS (3)

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Leave a Comment

Comment (required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Name (required)
Email (required)